Links de Acesso

Jornalista processado por envolver governador de Benguela em empresa privada


Tribunal Provincial de Benguela
Tribunal Provincial de Benguela

O jornalista José Manuel Alberto, correspondente da rádio Ecclésia em Benguela, está a ser julgado por suposto crime de difamação, num processo movido pelo empresário Manuel Monteiro.

Empresario de Benguela leva jornalista a tribunal - 1:57
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00
Faça o Download

Num texto de opinião, Alberto questiona o que chama de promiscuidade ao fazer alusão à presença de Isaac dos Anjos, enquanto governador de Benguela, numa fazenda agro-pecuária que se supõe ser sua propriedade, conhecida como parte do património do queixoso.

Indignado, o presidente da Associação dos Agricultores de Benguela, que diz não ter sócios na sua ‘Utalala’, exige que José Manuel Alberto prove que a fazenda é também do governador provincial, seu amigo há quase 20 anos.

É a velha questão do governante/empresário, muita discutida em Angola.

No seu texto, o jornalista refere, citando fontes credíveis, que a fazenda absorveu um investimento de 20 milhões de dólares, aplicado depois de Isaac dos Anjos ter sido nomeado para Benguela.

Nove meses depois, o texto chega ao Tribunal Provincial, onde se procedeu já à apresentação das alegações, com as partes convictas num desfecho favorável.

A começar por Manuel Monteiro, que diz estar na Utalala há anos.

“Basta apresentar a certidão, mas o problema, mais grave, é que ele fala de investimento público de 20 milhões de dólares. Isto não é verdade, infelizmente não sei quais foram as suas motivações”, realça o empresário.

À saída da primeira audiência, a defesa do jornalista jogou ao ataque.

O advogado Dialungana Pedro salienta o estado de espírito do seu constituinte.

“Nós conseguimos transmitir confiança ao nosso constituinte, por isso está tranquilo. Vamos esperar pelos próximos desenvolvimentos”, refere Pedro.

Por seu turno, o jornalista estranha que o governador Isaac dos Anjos esteja à margem deste processo judicial.

Só não está, ressalta, alheio ao que se passa na fazenda, localizada no município do Cubal

"A sociedade sabe da presença empresarial do Sr. governador na fazenda Utalala. A confirmar-se este investimento, é muito grave, fica em causa a boa governação", sustenta o jornalista José Manuel Alberto.

XS
SM
MD
LG