Links de Acesso

Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal recebe prémio Mandela


Jorge Sampaio
Jorge Sampaio

O ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, é um dos vencedores do 1º Prémio Nelson Rolihlahla Mandela, ao lado da oftalmologista namibiana, Helena Ndume.

O anúncio foi feito nesta Segunda-feira, 22, pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.

O prémio foi criado por uma resolução da Assembleia Geral em Junho de 2014 e seu estatuto aprovado pelo mesmo órgão em Abril de 2015, com o objectivo de reconhecer as realizações daqueles que dedicam as suas vidas ao serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios das Nações Unidas.

Ao mesmo tempo, os premiados honram e prestam homenagem ao "legado extraordinário de Nelson Mandela de reconciliação, transição política e transformação social".

Jorge Sampaio e Helena Ndume foram selecionados por um comité das Nações Unidas liderado pelo presidente da Assembleia Geral.

Segundo nota emitida pelo porta-voz de Sam Kutesa, Jorge Sampaio, que também serviu como presidente de Câmara de Lisboa, "tornou-se um líder na luta pela restauração da democracia em Portugal".

Ainda segundo o comunicado, "Helena Ndume é uma oftalmologista que tem trabalhado no tratamento da cegueira e doenças relacionadas à visão", tanto na Namíbia como em outros países em desenvolvimento.

A comissão também foi composta pelos representantes permanentes da Arábia Saudita, Argélia, Letónia, México e Suécia, representando cada um dos cinco grupos regionais da ONU.

O embaixador da África do Sul junto à Organização também integrou o comité.

A cerimónia de premiação será no dia 24 de Julho, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. O evento será parte da comemoração anual da Assembleia Geral do Dia Internacional Nelson Mandela.

XS
SM
MD
LG