Links de Acesso

Kerry na Rússia para conversações sobre a Síria

  • Redacção VOA

John Kerry

John Kerry

Espera-se também que Kerry faça um apelo para a Rússia libertar a pilota ucraniana Nadiya Savchenko.

O Secretário de Estado americano John Kerry é esperado hoje na Rússia para conversações sobre a Síria com o seu homólogo Sergei Lavrov e Presidente Vladimir Putin.

Além da Síria, espera-se que a Ucrânia seja um ponto da agenda.

O Departamento de Estado disse que a visita foi preparada após Putin ter anunciado a retirada parcial das suas das suas forças militares da Síria.

No encontro, acrescenta o Departamento de Estado, Kerry discutirá com as autoridades russas formas de garantir a continuidade da cessação das hostilidades, expansão e melhoria da assistência humanitária.

Irão igualmente abordar questões relacionadas com a transição politica na síria e eliminação do grupo Estado Islâmico.

Quanto à Ucrânia, Kerry poderá apelar a Rússia a pressionar mais os separatistas pró-russos para respeitarem o cessar-fogo do mês passado.

Espera-se também que Kerry faça um apelo para a Rússia libertar a pilota ucraniana Nadiya Savchenko, condenada a 22 anos por cumplicidade num assassinato. Os Estados Unidos consideram a acusação falsa.

Savchenko foi considerada cúmplice no assassinato, em 2014, de dois jornalistas russos que cobriam a guerra na Ucrânia, ao lançar fogo que na zona de Luganksk.

Com base nos registos do seu telemóvel, Savchenko argumentou que fora capturada pelos militantes pro-Moscovo antes da morte dos jornalistas.

XS
SM
MD
LG