Links de Acesso

John Kerry: "Guterres possui experiência, visão e autoridade moral para enfrentar os desafios” da ONU


John Kerry, secretário de Estado americano
John Kerry, secretário de Estado americano

Estados Unidos felicitam antigo primeiro-ministro português pela sua aclamação como futuro secretário-geral da ONU.

O secretário de Estado americano felicitou o futuro secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, depois de ter sido aclamado na Assembleia Geral da organização nesta quinta-feira, 13.

“Tenho o prazer de felicitar o Sr. António Guterres pela sua nomeação hoje pela Assembleia Geral das Nações Unidas”, afirma John Kerry num comunicado no qual diz que o antigo primeiro-ministro português “possui a experiência, visão e autoridade moral para enfrentar os desafios” que a ONU tem pela frente.

“A ONU precisa de um líder firme à sua frente e o Sr. Guterres provou mais uma vez que ele pode preencher esse papel”, sublinha Kerry que acrescenta ter testemunhado essas características “em primeira mão, durante o mandato como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados”.

Na nota em que o governante americano agradeceu aos demais concorrentes ao cargo e felicitou Bam Ki-moon pela sua “incansável liderança durante um período de proliferação de desafios globais”, John Kerry lembra que o mundo enfrenta um número sem precedentes de desafios, como a guerra na Síria, a aplicação do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas e o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.

O secretário de Estado lembra que os “Estados Unidos estão satisfeitos com o processo transparente de escolha do secretário-geral das Nações Unidas”.

António Guterres entra em funções a 1 de Janeiro de 2017.

XS
SM
MD
LG