Links de Acesso

Morreu Johan Cruyff

  • Redacção VOA

Johan Cruyff

Johan Cruyff

O maior jogador holandês de sempre e um dos melhores do mundo lutava contra o cancro.

O antigo jogador holandês Johan Cruyff morreu nesta quinta-feira, 24, aos 68 anos, depois de uma luta contra um cancro no pulmão.

A doença havia sido diagnosticada em outubro de 2015

"Em 24 de março de 2016, Johan Cruyff morreu pacificamente em Barcelona, cercado da sua família após uma dura batalha contra um cancro. É com grande tristeza que pedimos que você respeite a privacidade da família durante este tempo de pesar", disse o comunicado oficial no site do ex-jogador.

Cruyff despontou para o futebol no início dos anos 70, apresentando um futebol considerado revolucionário, pois unia habilidade, grande conhecimento tático e técnico.

Com a camisola 14, comandou a selecção holandesa no Mundial de 1974, tendo sido um dos protagonistas da equipa que ficou conhecida como "Laranja Mecânica", que tinha uma estrutura táctica inovadora.

Cruyff nasceu em Amesterdão a 25 de abril de 1947, destacando-se ao serviço do Ajax, clube que representou entre 1964 e 1973.

O jogador foi vencedor da Bola de Ouro em três ocasiões (1971, 1973 e 1974).

Depois foi transferido para o Barcelona, clube do qual também foi treinador e onde chegou a receber o título de presidente honorário em 2010.

Johan Cruyff representou a seleção holandesa em 48 ocasiões, tendo marcado 33 golos.

Mais tarde, dedicou-se a comentários nos jornais.

XS
SM
MD
LG