Links de Acesso

Janira Hopffer Almada reforça liderança no PAICV


Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV
Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV

Presidente consegue maioria qualificada nos órgãos internos do partido.

A presidente do PAICV, partido no poder em Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, saiu com a liderança reforçada do 14º Congresso realizado fim-de-semana na Praia, ao obter 63.34 por cento, contra 28.42 de Felisberto Vieira e 8.02 de Cristina Fontes Lima, na eleição para a escolha de membros dos órgãos internos do partido no poder.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00
Faça o Download

No final do congresso que marcou o término dos 15 anos de mandato de José Maria Neves, todas as sensibilidades dizem ter-se tratado de uma reunião com muita participação e pluralidade de ideias.

O jornalista Carlos Santos diz que fica o compromisso de todas as sensibilidades trabalharem para a unidade do partido, agora resta esperar pela acção prática dos diferentes actores do PAICV.

Para além de convidados estrangeiros, o 14º congresso do PAICV contou com a presença de uma delegação do MpD, principal partido da oposição, chefiada pelo seu vice-presidente, Luís Filipe Tavares.

O dirigente do MpD não acredita na acção e capacidade de Hopffer Almada para resolver um conjunto de problemas que o país enfrenta, nomeadamente o desemprego jovem, pasta precisamente tutelada pela presidente do PAICV.

Esse posicionamento do MpD é visto como um sinal de que não estará disponível para possíveis pactos, sendo certamente um ano em que a oposição vai intensificar as suas acções no terreno, visando ganhar as eleições em 2016.

Sobre a eventualidade de uma remodelação governamental, o primeiro-ministro diz que de momento não pensa nisso, embora José Maria Neves deixe em aberto a possibilidade de abordar este assunto com a presidente do partido.

Carlos Santos acredita que a remodelação será uma realidade, já que Janira Hopffer Almada quererá ocupar um lugar de maior destaque no elenco governamental.

XS
SM
MD
LG