Links de Acesso

Janira Hopffer Almada reforça liderança no PAICV

  • Eugénio Teixeira

Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV

Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, PAICV

Presidente consegue maioria qualificada nos órgãos internos do partido.

A presidente do PAICV, partido no poder em Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, saiu com a liderança reforçada do 14º Congresso realizado fim-de-semana na Praia, ao obter 63.34 por cento, contra 28.42 de Felisberto Vieira e 8.02 de Cristina Fontes Lima, na eleição para a escolha de membros dos órgãos internos do partido no poder.

No final do congresso que marcou o término dos 15 anos de mandato de José Maria Neves, todas as sensibilidades dizem ter-se tratado de uma reunião com muita participação e pluralidade de ideias.

O jornalista Carlos Santos diz que fica o compromisso de todas as sensibilidades trabalharem para a unidade do partido, agora resta esperar pela acção prática dos diferentes actores do PAICV.

Para além de convidados estrangeiros, o 14º congresso do PAICV contou com a presença de uma delegação do MpD, principal partido da oposição, chefiada pelo seu vice-presidente, Luís Filipe Tavares.

O dirigente do MpD não acredita na acção e capacidade de Hopffer Almada para resolver um conjunto de problemas que o país enfrenta, nomeadamente o desemprego jovem, pasta precisamente tutelada pela presidente do PAICV.

Esse posicionamento do MpD é visto como um sinal de que não estará disponível para possíveis pactos, sendo certamente um ano em que a oposição vai intensificar as suas acções no terreno, visando ganhar as eleições em 2016.

Sobre a eventualidade de uma remodelação governamental, o primeiro-ministro diz que de momento não pensa nisso, embora José Maria Neves deixe em aberto a possibilidade de abordar este assunto com a presidente do partido.

Carlos Santos acredita que a remodelação será uma realidade, já que Janira Hopffer Almada quererá ocupar um lugar de maior destaque no elenco governamental.

XS
SM
MD
LG