Links de Acesso

Israelitas prestam hoje última homenagem a Ariel Sharon


Presidente de Israel Shimon Peres deposita uma coroa de flores junto ao caixão de Sharon.
Presidente de Israel Shimon Peres deposita uma coroa de flores junto ao caixão de Sharon.

O antigo primeiro-ministro morreu ontem no Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer, após oito anos de coma na sequência de uma hemorragia cerebral a 4 de janeiro de 2006.

A sede do parlamento de Israel acolhe hoje a últim a homenagem ao antigo primeiro-ministro com milhares de cidadãos a mostrarem a sua reverência a Ariel Sharon, que faleceu ontem aos 85 anos.

A urna saiu esta manhã da base militar de Tzrifin e à chegada ao parlamento, em Jerusalém, estava à sua espera o presidente Shimon Peres, que depositou uma coroa de flores.

Os cidadãos israelitas poderão ver o corpo de Sharon até ao inicio da noite de hoje.

A cerimónia militar realiza-se na segunda-feira, 12, às 9h30 locais também no parlamento, e terá a intervenção de alguns membros da família de Ariel Sharon, o presidente Shimon Peres, o primeiro-ministro Binymain Netanyahu e o porta-voz do Knesset, Yuli Edelstein.

Várias figuras internacionais já confirmaram a presença na cerimónia, como o vice-presidente dos EUA, Joseph Biden, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, o primeiro-ministro checo, Jiri Rusnok e ministro alemão dos Negócios Estrangeiros Frank-Walter Steinmeier, entre outros convidados.

O corpo será sepultado por volta das 14h locais na propriedade de família no deserto Negev, no sul de Israel, onde está a mulher Lily.

Ariel Sharon morreu ontem no Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer, após oito anos de coma na sequência de uma hemorragia cerebral a 4 de janeiro de 2006.

XS
SM
MD
LG