Links de Acesso

Israel suspende contactos diplomáticos com vários países entre eles Angola

  • Redacção VOA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita

A medida é uma retaliação à aprovação da resolução

O primeiro-ministro israelita suspendeu temporariamente os contactos diplomáticos e viagens a 12 países que votaram a favor da resolução das Nações Unidas que condenou os assentamentos judaicos no territórios palestinos.

Angola é um dos países atingidos em virtude de ter votado a favor da resolução como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os restantes são Rússia, França, Espanha, Reino Unido, China, Japão, Egipto, Uruguai, Ucrânia, Senegal e Nova Zelândia.

"Aqueles que estiverem contra nós serão derrotados porque pagarão um preço diplomático e económico pelas suas acções contra Israel”, disse Netanyahu no dia 25.

O ministro da Defesa, o ultradireitista Avigdor Liebermann, ordenou também a suspensão dos contactos políticos das Forças Armadas com a Autoridade Palestina.

A resolução 2334, que declara ilegais as colónias em territórios palestinos ocupados, por violarem o direito internacional, recebeu todos os votos a favor, excepto o dos Estados Unidos, que se eximiu de exercer o seu direito de veto e se absteve, abrindo caminho à sua aprovação.

Embora não tenha carácter coercitivo, o texto adoptado nas Nações Unidas pode ter consequências legais para Israel se os dirigentes palestinos o invocarem perante o Tribunal Penal Internacional.

XS
SM
MD
LG