Links de Acesso

Israel: ONGs com fundos estrangeiros deverão declarar ao governo


Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu

No Israel, o Parlamento aprovou uma lei que obriga as Organizações Não Governamentais (ONGs) que recebem a maior parte de seu financiamento de governos estrangeiros a comunicar a situação ao governo, reporta a AFP citando um porta-voz do Legislativo.

A polêmica lei, que segundo os críticos têm como alvos as organizações de esquerda que apoiam os palestinos, foi aprovada por 57 votos a 48 após um longo debate.

"Esta lei deseja tratar o fenómeno das organizações não-governamentais que representam interesses de Estados estrangeiros, enquanto actuam sob a cobertura de organizações locais que alegam servir ao interesse público israelita", afirma a proposta.

Para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o objectivo da lei é "evitar uma situação absurda na qual outros Estados interferem nos assuntos internos israelitas financiando ONGs sem que a população israelita tenha consciência disto".

"Ao contrário do que afirma a esquerda, a aprovação da lei vai fortalecer a transparência, contribuir para criar um discurso que reflecte a opinião pública israelita e reforce a democracia", escreveu Netanyahu" na sua página no Facebook após a votação.

O líder da oposição, Isaac Herzog, advertiu que a aprovação desta lei demonstra "os focos de fascismo que florescem no Israel".

XS
SM
MD
LG