Links de Acesso

Isabel dos Santos na lista da sucessão de José Eduardo dos Santos


Angola Isabel dos Santos
Angola Isabel dos Santos

Analista da Horizon Client Access diz que Presidente angolano procura "sucessão dinástica".

A nomeação de Isabel dos Santos para presidente do Conselho de Administração da Sonangol "mostra que o Presidente dos Santos não confia em mais ninguém e que está à procura de uma sucessão dinástica", disse o analista Markus Weimer, da Horizon Client Access, à agência Bloomberg.

Para aquele especialista, a escolha "é uma indicação muito forte de que Isabel dos Santos também vai ser considerada uma possível líder quando o Presidente se retirar, em 2018".

A agência lembra que Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg, é a mulher mais rica de África e tem também o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações do país, para além de participações em várias empresas portuguesas.

O analista da consultora energética Wood Mackenzie, David Thomsom, lembra, por seu lado, que a empresária “tem estado ao leme dos esforços para reestruturar a Sonangol durante o último ano e, assim, tem um conhecimento profundo da empresa".

E a propósito das mudanças em curso na Sonangol, a consultora norte-americana Stratfor lembra que “vão ter implicações significativas também no plano político.

"A nomeação tem como objectivo partir os potenciais blocos de poder que se estão a formar dentro da Sonangol e assim colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos", assegurou a consultora num relatório divulgado na quarta-feira, 1.

"Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família", lê-se no texto citado pela Bloomberg.

Alex Vines, chefe do Programa de África da Chatham House, com sede em Londres, disse que "a nomeação de Isabel demonstra a importância estratégica destas reformas para a Presidência e que o presidente quer alguém de total confiança na condução das reformas”.

O decreto

Em nota divulgada na quinta-feira, 2, a Casa Civil da Presidência da República informou que José Eduardo dos Santos procedeu a várias nomeações, na sequência do seu decreto de 27 de Maio, que retira atribuições à concessionária nacional e determina que as participações que a Sonangol detém em empresas do sector transitam para sociedades gestoras públicas.

Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano e com interesses nos mais diversos sectores, no país e no exterior, foi nomeada presidente do Conselho de Administração e administradora não executiva.

Para administrador executivo e presidente da Comissão Executiva foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, tendo a nota também indicado vários administradores da Sonangol.

XS
SM
MD
LG