Links de Acesso

Isabel dos Santos na lista dos 50 mais influentes de África

  • Redacção VOA

Razão para sorrir: Influente no mundo, mais rica em Portugal - Isabel dos Santos

Razão para sorrir: Influente no mundo, mais rica em Portugal - Isabel dos Santos

Fortuna em Portugal da filha do Presidente angolano ascende agora a quase 575 milhões de euros

A última edição da revista francesa Jeune Afrique incluiu Isabel dos Santos na lista das 50 pessoas africanas mais influentes no mundo.

Isabel dos Santos é a única pessoa dos países africanos de língua oficial portuguesa, os PALOPs, a figurar na lista da Jeune Afrique que faz notar que ela é a mulher mais rica de África, mas que “a sua aura ultrapassa largamente as fronteiras do continente".

A revista descreve Isabel dos Santos como mulher de negócios "hiperactiva" e que "beneficiando dos recursos do seu pai, internacionalizou as suas actividades".

A Jeune Afrique afirma que Isabel dos Santos é "um dos investidores mais poderosos de Lisboa", principalmente pela participação no Banco BPI, o quarto maior banco português, e sublinha ainda a discrição da filha do Presidente cujas entrevistas são com efeito raras.

A filha do Presidente de Angola, entrou pela primeira vez, em 2012, na lista das personalidades mais ricas do mundo, elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares.

Isabel dos Santos detém participações em várias empresas em Angola e em Portugal, sendo o seu maior activo os 25% que detém na Unitel, uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola, em que tem também um lugar na administração.

Em Angola, a empresária faz parte do conselho de administração do Banco Bic, onde detém uma participação de 25%, e, em Portugal, detém 28,8% da Zon Multimédia e pouco menos de 20% do BPI.

O diário português Jornal de Notícias disse entretanto que Isabel dos Santos faz parte de um grupo de sete empresários que no ano passado viram a sua fortuna aumentar em Portugal devido aos seus investimentos na bolsa portuguesa.

Segundo o Jornal de Notícias esses sete empresários aumentaram as suas fortunas num total de 335 milhões e 400 mil euros.

O jornal cita a revista económica portuguesa Exame que diz que Isabel dos santos está na lista das dez pessoas mais ricas de Portugal com uma fortuna em Portugal avaliada em 574,9 milhões de euros, um aumento de 32,6 milhões de euros em relação a 2012.
XS
SM
MD
LG