Links de Acesso

Isabel dos Santos anuncia primeiras medidas à frente da Sonangol


Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

Nota divulgada pouco tempo depois da sua nomeação por José Eduardo dos Santos para PCA e administradora não executiva da empresa.

A nova presidente do Conselho de Administração e administradora não executiva da Sonangol, Isabel dos Santos, apontou como principais apostas da sua gestão diminuir os custos de produção e aumentar a competitividade internacional do sector petrolífero angolano.

Em nota enviada às redacções, pouco tempo depois de ter sido nomeada pelo Presidente angolano, Isabel dos Santos, considerou que a empresa deve comprometer-se “com uma cultura de fazer mais com menos e de nos focarmos na excelência e em resultados”, porque a “excelência é a nossa melhor defesa” e “o nosso melhor ataque”.

“Acredito que esta cultura de excelência permitirá enfrentar com sucesso os grandes desafios que o novo contexto do sector petrolífero coloca à Sonangol e ao país”, escreveu Isabel dos Santos, que aponta como outros desafios “aumentar a rentabilidade da empresa e os dividendos dos acionistas, assegurar a transparência na gestão, melhorar a relação com os fornecedores e com os restantes parceiros e promover a responsabilidade com a comunidade".

Na nota, a filha de José Eduardo dos Santos, que tem interesses em vários sectores em Angola e no exterior, revela que o novo CA da Sonangol vai ser apoiado pelas consultoras The Boston Consulting Group, a PwC e a Vieira de Almeida e Associados.

Nomeação

Mais cedo, em nota divulgada hoje a Casa Civil informou que José Eduardo dos Santos procedeu a várias nomeações, na sequência do seu decreto de 27 de Maio, que retira atribuições à concessionária nacional e determina que as participações que a Sonangol detém em empresas do sector transitam para sociedades gestoras públicas.

Isabel dos Santos foi nomeada administradora não executiva e presidente do Conselho de Administração da maior empresa do país.

Para administrador executivo e presidente da Comissão Executiva foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, tendo a nota também indicado vários administradores da Sonangol.

XS
SM
MD
LG