Links de Acesso

Irão toma o próximo passo para a "Internet Halal"


Há já alguns anos que as autoridades iranianas falam em construir uma “Internet Halal”, que seria um serviço apenas para o seu país, efectivamente separando a Internet do Irão do resto do mundo virtual.

O debate se vão fazê-lo ou mesmo se podem fazê-lo ainda está na "mesa". Mesmo assim, um passo foi tomado nessa direcção, com a criação da “Yooz”, um site de busca exclusivo ao Irão.

Yooz significa “Cheetah” em Persa, e foi revelado em meados de Fevereiro, por um grupo de oficiais iranianos, incluindo Mahmoud Vaezi, ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT).

Apesar do governo do Irão monitorar e censurar o uso da Internet, os iranianos usam a Internet vorazmente, com sites de busca como Google ou Yahoo sendo muito populares.

Yooz foi criado como uma alternativa, procura em sites iranianos ou em linguagem persa, supostamente fazendo buscas mais “rápidas e seguras”, e “dando ao mundo acesso académico à internet persa”, disse Medhi Naghavi, que supervisiona o Yooz.

Governos que super controlam a Internet
Muitos analistas duvidam que o Irão consiga criar uma própria intranet, e caracterizam os esforços actuais como um “filtro” da internet existente, não sendo diferente da Internet normal, a não ser pela censura.
O país está investindo nesse filtro, quase dobrando o orçamento da ICT em poucos anos, e vem bloqueando mais agressivamente sites e aplicativos populares, como Instagram e Whatsapp. No entanto, esse filtro gerou um aumento no número de iranianos utilizando tecnologias para escapar da censura, tomo Tor, VPNs ou Psiphon para proteger seu computador desses bloqueios.

Há grandes dúvidas sobre se é possível uma nação se desconectar da internet, já que países como Síria e Egipto, ao tentar, descobriram que essa acção causou mais problemas e reacções do que qualquer descontentamento da população. A Coreia do Norte, por exemplo, quase não tem conexões à Internet, mas nunca as tiveram para começar, sendo mais fácil manter-se assim.

Mesmo a “Grande Firewall da China”, sem dúvida o maior e mais sofisticado filtro online do mundo, não é um bloqueio, mas uma série de armadilhas e censuras, bloqueando a livre expressão mas mantendo o livre comércio.
Enquanto é verdade que as estratégias e actividades no Irão são nebulosas, uma coisa é bem clara: qualquer pessoa no Iran buscando pesquisar a internet inteira não deveria usar a Yooz, dizem os analistas.

XS
SM
MD
LG