Links de Acesso

Investimentos externos em Moçambique sofrem forte queda


Governo diz estar optimista, analistas têm previsão diferente.

A economia moçambicana encontra-se numa profunda crise e os sinais de retoma de investimentos demoram a surgir.

Analistas dizem que as perspectivas de investimento para Moçambique se deterioraram e que, para os próximos tempos, as mesmas são sombrias porque, internamente, as condições não são atraentes para os investidores, contrariando as intenções triunfalistas do Governo.

Nos primeiros seis meses deste ano, as intenções de investimento em Moçambique baixaram cerca de 48 por cento, comparativamente a igual período de 2015, mas o director do Centro de Promoção do Investimento (CPI) desdramatiza a situação.

Lourenço Sambo refere que, mesmo com a alteração do preço do gás no mercado internacional, o sector de hidrocarbonetos em Moçambique continua a atrair investidores, que acreditam numa eventual recuperação nos próximos tempos.

"Nós estamos no advento da exploração do gás, temos conferências quase todos os dias e nessas conferências muitos projectos são aprovados", revela Sambo.

Entretanto, o analista Tomás Rondinho diz não acreditar que essas intenções se concretizem por causa da tensão militar, "que pode afugentar os investidores".

Por seu turno, o economista João Mosca afirma que as previsões do Governo devem ser acauteladas porque podem existir muitos factores que as alterem completamente.

XS
SM
MD
LG