Links de Acesso

Instituições devem habituar-se a serem fiscalizadas - UNITA


Senhora do Monte, Lubango (Angola)
Senhora do Monte, Lubango (Angola)

Parlamentares da UNITA na Huíla para fiscalizarem programas orçamentais saudam abertura do governo provincial

As instituições do estado angolano devem habituar-se a serem fiscalizadas pelo parlamento, disse o deputado da UNITA Adalberto da Costa Júnior.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00
Faça o Download


O deputado faz parte de uma delegação da bancada parlamentar da UNITA estão na Huíla para avaliar o nível de execução e cumprimento do orçamento de 2013 atribuído para a província.

A delegação que integra os deputados Adalberto Costa Júnior e Alberto Ngalanela, manteve já um encontro com o vice-governador para o sector económico, Sérgio da Cunha Velho, do qual ouviram alguns esclarecimentos da aplicação do orçamento do estado no presente exercício.

Adalberto Costa Júnior, saudou a abertura demonstrada pelas autoridades da província, mas alertou que a visita tem por objectivo cultivar entre alguns gestores públicos a prática da fiscalização do desempenho do executivo, uma das atribuições do deputado;

“ Nós sabemos que não há uma prática uma cultura de fiscalização no nosso país. E nós gostaríamos também com estas visitas de fazermos também um pouco do papel didáctico e educativo as instituições em geral não estão habituadas a ser fiscalizadas e nomeadamente de ter os deputados a fiscalizar os seus níveis de desempenho, não é só do orçamento geral do estado é mesmo o nível de desempenho da instituição. As instituições do estado servem todos por igual,” disse.

Matala e Kuvango para além da capital Lubango, são os municípios que deverão merecer a visita dos deputados do Galo Negro onde esperam ouvir das autoridades e dos eleitores sobre as variadas inquietações sociais.

A visita parlamentar acontece numa altura em que oito dos catorze municípios da província da Huíla experimentam situações de seca que estão a provocar a fome entre a população sobretudo na circunscrição dos Gambos.

Para Adalberto Costa Júnior o governo deve criar condições para que a população futuramente seja autossuficiente na produção alimentar;

“ Estamos a acompanhar as ajudas que estão ser solicitadas para recuperar e assistir as populações nas circunstâncias de fome, mas a nossa leitura é que, obtido este elemento, solucionado a questão da assistência imediata o problema mais importante é criar condições para que futuramente não haja necessidade se continuar a dar as populações comida. As populações têm que ter é condições para serem autossuficientes. Aqui o estado tem que criar investimento e cumprir com os elementos aprovados para levar água às populações,” disse

A visita dos deputados da UNITA a província da Huíla se enquadra num plano que prevê deslocações de fiscalização trimestrais a todas as províncias do país.
O orçamento de 2013 para a província da Huíla está avaliado em 66 mil milhões de Kwanzas, pouco mais de seiscentos milhões de dólares.
XS
SM
MD
LG