Links de Acesso

Índia faz ultimato aos EUA


Num novo capítulo da “guerra diplomática” entre a India e os EUA na sequência da detenção para averiguações da vice-cônsul indiana em Nova Iorque, as autoridades de Nova Deli deram ordens *a embaixada americana para que fechem a não diplomatas o seu clube na capital indiana , com efeitos a partir de dia 16 de Janeiro.

No clube (com bar, restaurante, piscina e bowling) frequentado por diplomatas e diversos expatriados norte-americanos, os preços são livres de impostos e, por isso, a Índia acusa os EUA de violarem as leis locais e internacionais.

Já antes o Governo indiano tinha retirado alguns privilégios aos diplomatas norte-americanos, como o acesso a bilhetes de identidade especiais, mandando também retirar as barricadas de protecção da embaixada.

Também a escola para os filhos dos diplomatas norte-americanos pode ser visada nesta disputa depois de suspeitas de que empregaria pessoal em violação das taxas locais e sem visto de trabalho válido.

Esta exigência surge um mês depois da diplomata indiana, Devyani Khobragade, ser detida em Nova Iorque, acusada de ter obtido ilegalmente um visto de trabalho para a sua empregada, forçando-a a trabalhar horas infindas a troco de um salário muito abaixo do mínimo exigido.
XS
SM
MD
LG