Links de Acesso

Índia e países africanos procuram novos relacionamentos


À margem da reunião, Moçambique vê o fórum de Nova Deli como uma oportunidade para consolidar as relações com a Índia.

Chefes e representantes das diplomacias de 54 países africanos e da Índia estão reunidos na cidade indiana de Nova Deli, na terceira cimeira do Fórum Índia-África, que vai definir uma nova etapa de relações político-diplomáticas e comerciais para o futuro.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00
Faça o Download

A reunião desta terça-feira debate as principais propostas que serão adoptadas na quinta-feira, numa cimeira ao mais alto nível, que vai juntar chefes de Estado e de Governo ou seus representantes.

Trata-se de uma declaração que vai estabelecer uma nova forma de cooperação ao nível político e outra sobre a cooperação estratégica a outros níveis.

À margem da reunião, Moçambique vê o fórum de Nova Deli como uma oportunidade para consolidar as relações com a Índia, procurando mais investimentos daquele país.

O director do Centro de Promoção de Investimentos, que está em Nova Deli a integrar a delegação moçambicana, diz haver contactos em estágio avançado, que ainda neste fórum podem resultar em acordos concretos para novos investimentos.

A Índia é actualmente um dos principais investidores em Moçambique, em particular, e África no geral, e pretende aproveitar-se da desaceleração da economia chinesa, que vinha sendo até há pouco, para lançar-se à conquista de um lugar de topo nas preferências do continente.

O comércio bilateral entre a India e África duplicou nos últimos cinco anos, tendo atingido no último ano 72 mil milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG