Links de Acesso

Incêndio de grandes proporções atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo


Vista de São Paulo
Vista de São Paulo

É um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul e uma referência mundial.

Um incêndio de grandes proporções atinge neste final de segunda-feira no Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo.

Não há informações sobre as causas do incêndio.

Apesar de o Corpo de Bombeiros ter anunciado que as chamas estavam confinadas à área do museu, há novos focos de incêndio que ameaçam o prédio da Estação da Luz.

“O incêndio começou no primeiro andar e passou rapidamente para o segundo porque a estrutura do prédio é basicamente madeira”, afirmou o comandante dos Bombeiros, Valdir Pavão.

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e, às segundas-feiras, está fechado ao público.

Ainda não há informações se havia alguém dentro do prédio.

Ao lado do prédio, fica a Estação da Luz, importante ponto de intercessão entre o metre o comboio no centro de São Paulo.

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a ala do prédio destinada ao funcionamento da estação não foi atingida pelo fogo.

Ela foi fechada, entretanto, a pedido dos bombeiros, por questão de segurança devido à fumaça tóxica.

Em entrevista à "Globonews", na tarde desta segunda-feira, a coordenadora de conteúdos e roteiro do museu, Isa Grinspum Ferraz, classificou o incêndio como uma "tragédia".

“Foi fruto do trabalho de muitos anos de uma equipa multidisciplinar de altíssimo nível, que trabalhou junta para criar uma coisa completamente nova. Ele mudou o paradigma dos museus no Brasil e mesmo fora do Brasil, sendo uma referência internacional”, disse a coordenadora.

Ferraz classficiou o espaço de "revolucionário", não apenas pela "tecnologia e pelo formato", mas pela forma de "encarar a língua portuguesa no Brasil para um público amplo".

Inaugurado em Março de 2006, o museu é um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul.

Ele foi concebido e implantado pela Fundação Roberto Marinho, instituição que detém o Grupo Globo, graças a um acordo com o Governo de São Paulo, responsável pela gestão.

O projecto de implantação do museu e restauração do prédio da Estação da Luz custou aproximadamente 37 milhões de reais, cerca de 12 milhões de dólares no câmbio actual.

A arquitetura é de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

O espaço era considerado um dos mais modernos da cidade de São Paulo, por apresentar uma forma expositiva com recurso a tecnologia de ponta e recursos interactivos para a apresentação de conteúdos.

Além de uma exposição do acervo permanente, o museu apresentava desde 20 de Outubro a exposição "O tempo e eu e você", sobre um dos maiores pesquisadores do folclore e da cultura popular brasileira, Luís Câmara Cascudo.

Uma segunda mostra foi aberta há uma semana, com 100 desenhos, caricaturas e quadrinhos seleccionados do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O caricaturist Eduardo Grosso lamentou o incêndio: “Pelo que vemos das imagens da televisão, tudo deve ter sido destruído. Mas eram reproduções, os originais não estão lá”, ressalvou.

XS
SM
MD
LG