Links de Acesso

Imprensa mundial de olho em Brasília


Brazil Political Crisis
Brazil Political Crisis

Impopularidade de Dilma, corrupção e luta política em destaque

A votação da admissão do processo de impugnação da Presidente brasileira domina as primeiras páginas de vários jornais, televisões e imprensa online nesta quarta-feira, 11.

Por agora desconhece-se o número de correpondentes da imprensa interncacional em Brasília, mas aquando da votação do processo na Câmara dos Deputados a 17 de Abril representantes de 52 jornais, rádios e televisões de 21 países do mundo estavam presentes na capital federal para acompanhar o desfecho da crise.

Le Monde
Le Monde

O francês Le Monde afirma hoje que a chefe de Estado brasileira pode estar vivendo “suas últimas horas no comando do país”.

O jornal destaca que a “impopular dirigente de esquerda” não parece contar com a ajuda do Supremo Tribunal Federal para escapar do afastamento, embora aliados tenham entrado com um recurso no último momento.

O espanhol El País publicou na terça-feira, 10, um editorial com o título “Um processo irregular”.

“Esta crise institucional gera dúvidas sobre a legitimidade que teria um novo mandatário que surge de um processo tão pouco habitual. O Brasil não pode permitir-se um espetáculo desses. O dano é incalculável”, afirma o maior jornal espanhol e um dos mais repeitados da Europa.

Noutro artigo, o diário de Madrid classificou o recurso como “desesperado” e também considerou improvável a aceitação do pedido por parte da suprema corte.

“Impeachment no Brasil: destino de Dilma Rousseff nas mãos do Senado”, escreve a americana CNN no seu portal

Após explicar que o processo que levará ao afastamento de até 180 dias chegou ao estágio final com votação no Senado prevista para esta quarta, a versão online destaca a sondagem publicada pela imprensa brasileira que indica a tendência de aprovação do afastamento.

El Clarín
El Clarín

​Já o portal do argentino Clarín afirma que Dilma chegou ao “Dia D tantas vezes antecipado desde que assumiu a sua segunda gestão” e destaca que ela está com as "horas contadas".

O jornal de Buenos Aires lembra que o Senado brasileiro é composto de legisladores que já foram acusados de ter envolvimento em corrupção, apresentando um estudo da Transparência Brasil que revela que 58 por cento dos senadores estão envolvidos em causas de improbidade administrativa e corrupção passiva.

Os senadores devem aceitar hoje o processo de impugnação de Dilma Rousseff que deverá ser afastada até seis meses enquanto é julgada pelo Senado.

Durante esse período, a Presidência será assumida pelo actual vice-presidente Michel Temer.

XS
SM
MD
LG