Links de Acesso

Importação de carne custa a Angola centenas de milhões de dólares


Bancário diz que dados sobre parque pecuário não são verdadeiros.

João Marcos

O presidente do Conselho de Administração do BIC considera que Angola só não consegue baixar os custos com a importação de carne bovina porque o Governo ainda não percebeu que deve proceder a uma selecção de empresários capazes de manusear o crédito e outros incentivos. Fernando Teles, há 20 anos no mundo da agro-pecuária, afirma que existe gente a desviar empréstimos para áreas que nada têm a ver com o ramo produtivo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:25 0:00
Faça o Download

Cem mil toneladas de carne bovina custam aos cofres do Estado 500 milhões de dólares por ano, conforme dados oficiais.

Teles diz haver casos de cabeças de gado importadas a grande custo que morrem por falta de assistência de pessoal qualificado e exemplifica com um caso em que milhares de cabeças de gado morreram depois de terem sido importadas do Brasil a um preço de 1500 dólares por cabeça.

Fernando Teles afirma que não é verdade que Angola possua um parque pecuário com 4 milhões de bovinos. Se isso fosse verdade, diz, "Angola não teria que importar carne".

Na óptica de Fernando Teles, o trabalho de casa passa também pelo fomento de grandes explorações agro-pecuárias, com acções que garantam energia e outros serviços. Mas é necessário que o Estado trabalhe com pessoas sérias, diz o bancário, e não com aqueles que estão sempre de mão estendida e que usam fundos do Estado para outros fins.

XS
SM
MD
LG