Links de Acesso

Imigrantes moçambicanos na África do Sul vão ter bilhete de identidade


Equipas já se encontram no país.

Equipas das Direcções da Identificação Civil e da Migração de Moçambique chegam próxima semana à África do Sul para a emissão de bilhetes de identidade e de passaportes biométricos de cidadãos moçambicanos no país.

A falta de documentos nacionais é a principal preocupação dos emigrantes moçambicanos na África do Sul em virtude de a embaixada não emitir tais documentos.

O Director Nacional da Identificação Civil, Domingos Jofane, está na África do Sul e diz que durante 30 dias as equipas vão recolher dados nas comunidades.

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, diz um velho adágio popular. A comunidade moçambicana gritou e até já ameava abster-se de participar nas eleições. Muitas crianças dos emigrantes foram expulsas das escolas sul-africanas por falta de documentos”, afirma Jofane, garantindo os documentos serão emitdos até final do ano.

Os moçambicanos são a terceira maior comunidade de emigrantes na África do Sul, mas lideram a lista de deportados porfalta de documentos de viagem ou de residência no país.

XS
SM
MD
LG