Links de Acesso

Ilha de Luanda: Foram expulsos há seis anos, continuam na miséria

  • Manuel José

 Deslojados da Ilha de Luanda - Zango

Deslojados da Ilha de Luanda - Zango

Desalojados da Ilha do Cabo em Luanda continuam sem ajuda no Zango 1

A caminho de seis anos desde que foram desalojados da Ilha do Cabo na cidade de Luanda, as mais de três mil famílias colocadas em tendas no Zango 1, por lá continuam e dizem que a sua situação piorou.

Adolescentes que tinham apenas 14 anos quando viram as suas casas demolidas em 2009 e com suas famílias transferidos para as tendas no Zango 1, hoje são adultos de 20 anos de idade, já com as suas próprias famílias com esposa e filhos, porém o cenário mantém-se como há seis anos.

Estes jovens deixam recados ao Governo, tentando apelar ao lado humano dos governantes.

"Se eles acham que aqui vivem pessoas porque acredito que se um deles (do governo) viesse viver aqui durante um mês só, não resistiria, morreria. Se acham que há pessoas humanas aqui, não passam aqui porque?” interrogou um jovem que não quis ser identificado.

“Até as igrejas não passam por aqui para pregar a palavra de Deus porquê? Estamos num bairro esquecido, de bairro das tendas devia se chamar bairro abandonado" , acrescentou.
Outro dos residentes que pediu também anonimato queixou-se amargamente da sua situação afirmando que a expulsão da sua casa que “até agora carrego no peito”.

“É um insulto, desumano, seis anos depois, praticamente fomos deitados aqui na rua como se fôssemos cães", acrescentou.
Os jovens disseram que o nível de gravidez precoce aumentou, "cresceu o desemprego, muitas mortes trágicas acontecem aqui sobretudo por incêndio, isto está pior".

Pretendem estudar mas a falta de condições não permite.

“Eu por exemplo terminei o ensino médio mas não consigo ingressar para a faculdade por falta de condições, e sem cursos técnicos sem formação nenhuma nem da para entrar no mercado de emprego", disse um deles.

A nossa reportagem tentou mas sem obter qualquer sucesso ouvir a administração local.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG