Links de Acesso

Lições do furacão Katrina ajudam a lidar com Sandy

  • Redacção VOA

O pior desastre natural da história dos Estados Unidos foi o furacão Katrina responsável pela morte de mais de mil e 800 pessoas.

Na sua resposta ao furacão Sandy, que afectou nestes últimos dias a costa leste dos Estados Unidos, as autoridades americanas estão a servir-se de ensinamentos tirados da resposta ao furacão Katrina que em 2005 devastou a cidade de Nova Orleães.

O pior desastre natural da história dos Estados Unidos foi o furacão Katrina responsável pela morte de mais de mil e 800 pessoas.

Aquele poderoso furacão causou também 1 milhão de desalojados e deixou mais de 3 milhões de pessoas sem energia eléctrica na região do Golfo do México.

No caso de Nova Orleães os diques que protegem a cidade cederam à força das águas que inundaram grande parte da maior cidade da Luisiana.



Marc Roy do departamento de gestão de desastres naturais da Universidade de Tulane em Nova Orleães salientou o impacto enorme do furacão Sandy na costa leste americana: “ Foram cerca de 60 milhões de pessoas potencialmente afectadas portanto em termos de impacto geográfico o furacão Sandy foi realmente invulgar”.

Marc Roy salienta contido que devido às lições tiradas dos erros cometidos durante o furacão Katrina, as agências governamentais americanas estão agora muito mais bem coordenadas do que aquilo que estavam há 7 anos atrás.

Acrescentou que o governo também tirou as suas ilações do modo como organizações humanitárias privadas como a Cruz Vermelha americana conseguiram deslocar abastecimentos de emergência para as zonas afectadas pelo Katrina muito mais rapidamente do que as agências governamentais.

Marc Roy citou também o exemplo dos hipermercados Walmart com mais de 200 lojas abertas em todos os estados afectados e prontas a fornecer abastecimentos de emergência.

Kayla Whaling é a porta-voz da companhia:“ Nós dispomos de uma rede de centros de distribuição de abastecimentos de emergência, e, de acordo com a trajectória das tempestades, somos capazes de deslocar esses produtos para as zonas mais afectadas”.

Whaling acrescentou igualmente que a Walmart se mantém em contacto constante com as autoridades locais e federais nas zonas sinistradas de modo a providenciar o auxilio mais eficaz possível.
XS
SM
MD
LG