Links de Acesso

Huíla reforça medicina preventiva

  • Teodoro Albano

Agentes de saúde vão trabalhar no Kuvango.

O combate a doenças de fácil prevenção no município do Kuvango a 350 quilómetros no interior leste da Huíla está agora mais reforçado.

Setenta novos agentes de saúde comunitária acabam de ser formados para trabalhar no Galangue e Vikungo duas comunas que compreendem a extensão do município.

Passar a mensagem sobre os cuidados a observar para prevenir o paludismo e doenças diarreicas agudas em crianças e mulheres e em gestação de modo particular são algumas aulas teóricas e práticas transmitidas aos formandos.

Os agentes comunitários de saúde receberam no final da formação uma motorizada e um kit de primeiros socorros. A vice-governadora para o sector político e social da Huíla, Maria Chipalavela, apelou à conservação dos equipamentos.“O que queremos pedir é que vocês conservem e utilizem de maneira adequada os kits que estão a receber e que tenham cuidado a andar com as motos”, acrescentou.

A formação dos agentes comunitários de saúde é promovida pela área de treinamento da empresa UP3D, em parceria com algumas administrações municipais do país.

Para o empresário, Vladimiro Walter, é uma contribuição no desenvolvimento do país. “Somos jovens empreendedores e achamos que podemos participar para o desenvolvimento do nosso país e e para isso não precisamos concentrar sinergias nas grandes cidades. Eu acho que precisávamos olhar para o progresso das comunidades rurais”, afirmou.

Segundo o censo de 2014, o município do Kuvango, que faz fronteira com a Cuando-Cubango, está entre os menos habitados da Huíla com pouco mais de 75 mil habitantes.

XS
SM
MD
LG