Links de Acesso

Chuvas na Huíla deixam isoladas localidades do interior

  • Teodoro Albano

Chuvas na Huíla deixam isoladas localidades do interior

Chuvas na Huíla deixam isoladas localidades do interior

Neste momento, os rios Calonga, Colui e o Tchipya não dão passagem

20, Jan,2011 - As fortes chuvas que se abatem fortemente no interior da província da Huíla deixaram a localidade de Xamutete, na comuna de Cassinga, isolada do resto do município da Jamba, na região Leste.
A única ponte que liga a sede municipal da Jamba à referida comuna está submersa em resultado do transbordo de três pequenos afluentes. A circulação de pessoas e bens está cortada.
O administrador comunal de Cassinga, Galiano Tyamba, era a voz da preocupação:“Neste momento, os rios Calonga, Colui e o Tchipya não dão passagem porque a água transbordou as duas pontes que foram destruídas no tempo de guerra civil. Na ponte do Tchipya a água transbordou e, neste momento, a população não consegue circular da sede até ao interior das aldeias.A vida, de facto, está complicada.Portanto, a partir de hoje não temos entrada de nenhuma viatura nem a saída. A comuna está numa situação delicada”
Como consequência,o preço de alguns produtos alimentares subiram. A título de exemplo, o quilo de fuba está a ser comercializado a cem Kwanzas.
Falando para a emissora local da rádio oficial do Estado, o administrador de Cassinga, Galiano Tyamba, disse ainda,a alternativa passa pela cessação das chuvas.
“Neste momento, adiantou, a alternativa que nós temos é aguardar: talvez, se a chuva cessar e baixar o caudal. A partir daí, temos alternativa e vermos como é que podemos trabalhar.Os carros que vêm da Jamba ficam no outro lado do rio, principalmente aí o caminho-de-ferro e as pessoas vão para lá e assim as pessoas estão a transitar em cima da ponte da linha férrea.”

XS
SM
MD
LG