Links de Acesso

Huíla: Governo quer garantir qualidade da carne


Gado está a ser vacinado com ajuda de países vizinhos



Na Huíla o governo lançouuma campanha de vacianção do gado para garantir a qualidade da carne.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00
Faça o Download

A peripneumonia contagiosa bovina vulgarmente designada por PPCB é com efeito uma ameaça para a qualidade da carne produzida em Angola.

Admitiu no Lubango o director nacional dos serviços de veterinária, António José, que anunciou na sequência, medidas concretas para erradicar a doença tida como a maior preocupação de momento para o sector.

O responsável dos serviços de veterinária em Angola disse que o processo de erradicação da PPCB no país arrancou com um protocolo firmado recentemente com a república vizinha da Namíbia.

“ Muito recentemente nós assinamos um protocolo com a Namíbia onde nós e eles vamos trabalhar juntos para início da erradicação da PPCB principalmente a partir daqui desta região onde temos o maior efectivo bovino,” disse.

Para travar o avanço da doença o país tem importado milhões de doses de vacinas do Botswana. Só no presente ano foram mais de três milhões. A par disso, foram instalados postos de vigilância para testar a qualidade da carne nos principais matadouros de Angola.

Para o director nacional dos serviços de veterinária, António José, os resultados positivos são visíveis e os próximos cinco anos serão fundamentais.

“ Ultimamente poucos casos nos têm aparecido de peripneumonia contagiosa bovina, pelo menos temos sinal de que estamos no bom caminho e vamos é dar mais algum tempo para sabermos qual é a situação daqui a mais cinco anos, disse.
.
António José não tem dúvidas sobre a necessidade de erradicação da doença animal que coloca em causa a qualidade da carne da região e do país.

“ A qualidade da nossa carne na região no país e também situações económicas porque as pessoas que investem nesta área também poderão sentir as economias a apertar. As perspectivas são muito boas são animadoras”.

Autoridades veterinárias angolanas crentes na estratégia de erradicação da peripneumonia contagiosa bovina e a consequente busca da qualidade da carne do país.
XS
SM
MD
LG