Links de Acesso

Governador do Huambo não é visto há seis meses


Faustino Muteka, governador do Huambo.
Faustino Muteka, governador do Huambo.

Governo não esclarece o que se passa com Faustino Muteka

Onde está Faustino Muteka?

Esta é a pergunta que todos fazem pois o governador não é visto em publico há cerca de seis meses e as suas funções são agora assumidas pelo vice-governador.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00
Faça o Download

A sua ausência tinha-se começado a notar mesmo antes das eleições legislativas de Agosto do ano passado e subsequentemente desapareceu completamente.

Não há nenhuma informação oficial sobre a sua ausência que tem sido tratada pelo governo local como um segredo de estado

A UNITA já levantou a questão a nível provincial exigindo uma explicação sobre a ausência do governador já que, segundo disso, isso é algo que preocupa a população.

Nos corredores do governo do Huambo diz-se que a ausência se deve ao seu estado de saúde.

Muteka foi o único Secretário provincial do MPLA que esteve ausente na campanha eleitoral para as eleições de 31 de Agosto.

O governador foi visto publicamente no Huambo pela última vez a 22 de Agosto do ano passado quando o presidente José Eduardo dos Santos falou num comício eleitoral nessa província.

Testemunhas disseram á VOA que na ocasião Muteka pareceu muito debilitado e apoiava-se numa bengala para se movimentar.

Desda essa data nunca mais apareceu em público no Huambo mas depois da vitória do MPLA nas eleições, Muteka foi reconduzido no cargo de governador mas não foi visto na cerimónia de tomada de posse do novo governo.

A província do Huambo passou a ser gerida interinamente pelo vice governador Francisco Fatu.
XS
SM
MD
LG