Links de Acesso

HRW insta autoridades moçambicanas a dar resposta à impunidade


Pesquisador questiona se falta de respostas da autoridades é por falta de capacidade ou de vontade.

A organização Human Rights Watch (HRW) considera grave que as autoridades moçambicanas não consigam desvendar a morte de vários personalidades do mundo da política, da Frelimo e da Renamo, bem como da sociedade civil e pede que elas actuam antes de que a situação se torne incontrolável.

A reacção surge depois do assassinato em Maputo de Jeremias Pondeca, chefe da Renamo nas negociações de paz com o Governo, e da suspensão das conversações.

Em conversa com a VOA, o director de programas e investigador da HWR Iain Levine disse que a sua organização está preocupada "com a impunidade frente a muitos casos de assassinatos de políticos e personalidades" e o facto de este último incidente poder "atrasar as negociações" de paz em curso, entretanto suspensas.

Levine questiona também o trabalho da polícia que não consegue "dar respostas nem levar as pessoas à justiça", o que para ele pode ser "por falta de meios ou capacidade", por "falta de vontade" ou "as duas coisas".

A HRW espera que as autoridades dêem respostas a estes casos que enformam uma certa impunidade.

Na conversa que publicamos a seguir, aquele investigador com muita experiência em questões africanas e que viveu em Moçambique aborda também o caso das valas comuns.

HRW insta autoridades moçambicanas a dar resposta à impunidade
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:09 0:00

XS
SM
MD
LG