Links de Acesso

Hollande provoca incidente diplomático com piada sobre Argélia


O presidente francês, François Hollande, provocou um incidente diplomático com a Argélia, ao declarar, em tom de brincadeira, que "já era o suficiente" que o ministro francês do Interior tivesse voltado "são e salvo" de uma visita a esse país do norte de África.

A declaração polémica data de 16 de Dezembro, quando o presidente afirmou, diante do Conselho Representativo das Instituições Judaicas da França (CRIF), que o ministro Manuel Valls tinha retornado "são e salvo" da Argélia.

Ao comentar a frase que, inicialmente, passou despercebida, o governo argelino afirmou que foi um "incidente lamentável". "Terminámos o ano de 2013 com o êxito da relevante visita de François Hollande à Argélia (...) Queremos poder encontrar, nos dias que nos separam do fim do ano, um modo de virar a página deste incidente lamentável", declarou o ministro argelino das Relações Exteriores, Ramtane Lamamra.

Ontem, domingo, a presidência francesa classificou o episódio de "polémica sem fundamento", destacando que Hollande "lamenta sinceramente a interpretação" de suas declarações.O presidente francês anunciou ainda que vai se comunicar directamente com seu colega argelino, Abdelaziz Buteflika.
XS
SM
MD
LG