Links de Acesso

Hillary Clinton, primeira mulher candidata à Casa Branca


Hillary Clinton
Hillary Clinton

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton assegurou nesta terça-feira, 26, a nomeação do Partido Democrata para a disputa da Casa Branca e tornou-se na primeira mulher na história norte-americana a ser candidata à Presidência.

No momento da votação, o senador Bernie Sanders protagonizou uma demonstração simbólica de unidade do partido ao defender que Hillary Clinton deveria ser escolhida como candidata por aclamação na convenção democrata que decorre na Filadélfia .

No total, Hillary teve um total de 2.842, ante 1.865 votos de Sanders.

Delegados gritaram “Hillary, Hillary”, quando a senadora Barbara Mikulski, de Maryland, apresentou formalmente o nome da candidata para a votação em ordem alfabética.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei uma barreira quando me tornei a primeira mulher democrata eleita para o Senado por direito próprio”, disse Barbara Mikulski.

“Então, é de todo o coração que eu estou aqui para indicar Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente”, afirmou.

Sanders já tinha endossado Hillary, que foi primeira-dama e senadora, mas alguns dos simpatizantes do democrata protestaram na Filadélfia contra o aparente apoio da liderança do partido para Hillary durante as primárias democratas.

Apoiantes de Hillary Clinton dizem que a sua vivência em Washington mostra que ela tem a experiência necessária para estar na Casa Branca durante momentos difíceis, quando os Estados Unidos tentam acelerar a recuperação económica e enfrentam desafios relacionados à segurança no exterior.

Hillary Clinton irá aceitar oficialmente a nomeação num discurso na quinta-feira, 28, último dia da convenção.

Na eleição de 8 de Novembro Hillary irá concorrer ao lado do senador e ex-governador de Virginia Tim Kaine.

XS
SM
MD
LG