Links de Acesso

Hillary com cinco pontos à frente de Trump


Hillary Clinton
Hillary Clinton

Candidata democrata perdeu um ponto depois da renovação de mais emails.

A vantagem da candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton teve uma leve oscilação desde que o FBI disse no fim da semana passado que examinava novos emails na investigação sobre a ex-secretária de Estado.

Uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira, 31, indica que Hillary está à frente com mais cinco pontos que Donald Trump, quando na última quinta-feira, 26, essa vantagem era de seis pontos.

Outras pesquisas, no entanto, mostraram tambéme redução da vantagem de Hillary.

O Real Clear Politics, que calcula uma média dos resultados das principais pesquisas, mostra uma redução da vantagem da democrata de 4,6 pontos na sexta para 2,5 na segunda-feira, 31.

Donald Trump
Donald Trump

A pesquisa da Reuters/Ipsos revelou que 44 por cento de prováveis eleitores afirmaram que apoiariam Hillary, enquanto 39 por cento disseram que favoreceriam Trump.

Numa outra pesquisa com candidatos de partidos alternativos, 43 por cento se declararam por Hillary, 37 por cento por Trump, 6 por cento pelo libertário Gary Johnson, e 1 por cento por Jill Stein, do Partido Verde.

A pesquisa determina os prováveis votantes de acordo com vários factores, incluindo histórico eleitoral, estatuto do registo e intenção declarada de votar.

O levatamento presume que 60 por cento dos eleitores norte-americanos vão votar e, actualmente, Hillary Clinton lidera tanto num cenário de muita afluênca, como num de baixo, de acordo com a última pesquisa.

A pesquisa Reuters/Ipsos foi feita online, em inglês, em todos os 50 Estados e ouviu 1.264 pessoas consideradas prováveis votantes, sob a suposição de que 60 por cento dos eleitores votariam.

A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos.

XS
SM
MD
LG