Links de Acesso

Hamas aceita "parâmetros" do cessar-fogo proposto por Egito e Qatar


Israel ainda não reagiu

O grupo radical palestiniano Hamas afirmou, nesta segunda-feira, 6, ter aceite a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, apresentada pelo Egito e pelo Qatar.

Em comunicado, o movimento islamita adianta que o seu líder, Ismail Haniyeh, informou o primeiro-ministro do Qatar e o chefe da inteligência do Egito que aceitava a proposta.

Não foram adiantados detalhes sobre o que implica o acordo.

Até agora, o governo israelita não reagiu.

Os Estados Unidos afirmaram que estavam a analisar a resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo, ao mesmo tempo que renovam os apelos a Israel para que não ataque a cidade de Rafah, em Gaza, que se encontra lotada.

"Posso confirmar que o Hamas emitiu uma resposta. Estamos agora a analisar essa resposta e a discuti-la com os nossos parceiros na região", disse aos jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, apelou à comunidade internacional para que pressione Israel a aceitar uma proposta de cessar-fogo em Gaza, mediada pelo Egipto e pelo Qatar, depois de o Hamas a ter aceite, informou a agência noticiosa oficial palestiniana WAFA.

Há vários meses que os dois países têm mediado conversações entre Israel e o Hamas, na tentativa de encontrar uma solução para a guerra despoletada pelo ataque terrorista do grupo islamita em território israelita, a 7 de outubro.

Em resposta, Telavive fez um massivo ataque contra Gaza, que já deixou mais de 34 mil palestianianos mortos, na sua maioria mulheres e crianças.

Ainda segunda-feira, 6, o Exército de Israel pediu aos palestinianos que comecem a deixar a cidade Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, onde pretende fazer uma incursão por terra.

Fórum

XS
SM
MD
LG