Links de Acesso

Guiné-Bissau deve ter novo Governo hoje

  • Redacção VOA

Baciro Dja, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Baciro Dja, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Acordo assinado hoje entre Baciro Dja e PRS.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau Baciro Dja deve anunciar nesta segunda-feira, 7, a composição do seu Governo.

O mesmo deve ser empossado logo de seguida pelo Presidente da República José Mário Vaz.

O acordo entre Baciro Dja e o PRS foi assinado no final da manhã de hoje.

Duas semanas depois da sua posse, o novo primeiro-ministro viu aberto o caminho para a formação do Executivo depois de na sexta-feira, 4, o PRS, o segundo partido mais votado em 2014, ter garantido o seu apoio.

Caso venha a garantir todos os 41 deputados do PRS, Dja precisa do apoio de mais 11 parlamentares para fazer aprovar o programa de Governo.

A VOA sabe que, dos três partidos da oposição, PND, UM e PCD, apenas o deputado do Partido da Nova Democracia, cujo presidente é conselheiro de José Mário Vaz

Como terceiro vice-presidente do PAIGC, mas ameaçado de expulsão pela direcção liderada por Domingos Simões Pereira pela sua aliança ao PR, Baciro Dja espera contar com alguns "camaradas" para garantir a sua governabilidade.

Entretanto, fontes da VOA em Bissau admitem que o Supremo Tribunal de Justiça, enquando Tribunal Constitucional, deve pronunciar-se na quarta ou quinta-feira sobre a constitucionalidade dos decretos presidenciais que demiram o Governo do PAIGC e nomearam o novo primeiro-ministro.

Caso os juízes optem pela inconstitucionalidade, o novo Executivo pode não entrar em funções.

Em sentido contrário, resta ao novo primeiro-ministro apresentar o seu programa de Governo à Assembleia Nacional Popular para aprovação.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG