Links de Acesso

União Africana pleaneia reunião entre autoridades de Bissau e governantes exilados.


A caminho de Addis Abeba? Carlos Gomes Junior
A caminho de Addis Abeba? Carlos Gomes Junior

Carlos Gomes Júnior anuncia disposição de participar. Insiste que força internacional deve ser enviada para Bissau

A União Africana está a tentar organizar um encontro entre representantes do governo deposto da Guiné Bissau e as autoridades deste país, disse em Lisboa Carlos Gomes Júnior primeiro ministro deposto no golpe de estado de Abril deste ano.


please wait

No media source currently available

0:00 0:00:16 0:00
Faça o Download


Falando numa conferência de imprensa Carlos Gomes Júnior disse no entanto que continua a insistir na presença de uma força internacional para garantir a segurança e eleições livres no território.


please wait

No media source currently available

0:00 0:00:36 0:00
Faça o Download


"Não podemos ficar de costas voltadas, temos que nos sentar à mesa para saber o que é que nos diverge", disse Carlos Gomes Júnior.

A Guiné-Bissau está a ser gerida por um Governo de transição, na sequência de um golpe de Estado em Abril passado.

As atuais autoridades de Bissau não são reconhecidas pela comunidade internacional, mas têm o apoio da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), a organização regional da qual o país faz parte.

Carlos Gomes Júnior recordou uma recente resolução do Conselho de Segurança da ONU que requer o regresso á legalidade constitucional e disse que nem todos os membros da CEDAO apoiam as autoridades de Bissau.

Na conferência de imprensa Carlos Gomes Júnior leu um comunicado em que refutou as acusações das autoridades de Bissau que teria havido uma tentativa militar de golpe de estado em Bissau levada a cabo por um capitão ligado ao governo deposto e acusou essas autoridades de tentarem eliminar o PAIGC para instituírem um regime envolvido no que chamou de actividades ilícitas, uma referencia aparente ao trafico de drogas.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:11 0:00
Faça o Download


O primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse hoje que já apresentou a sua recandidatura à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que irá participar no congresso agendado para Janeiro.
XS
SM
MD
LG