Links de Acesso

Guarda Civil em prontidão em caso de violência na cidade americana de Ferguson


Ferguson, Missouri
Ferguson, Missouri

Decisão do jurado pode originar actos de violência

As tropas da Guarda Nacional estão de prontidão para entrarem em acção em caso de violência aos o anúncio, ainda este mês, da decisão do jurado sobre a acusação contra o agente da polícia Darren Wilson, que matou a tiros o jovem Michael Brown a 9 de Agosto no bairro de Ferguson, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos.

O governador Jay Nixon declarou ontem o estado de emergência mas disse que as tropas funcionarão como apoio ao trabalho da polícia.

A declaração do governador tem uma vigência de 30 dias e activa o desdobramento da Guarda Nacional para auxiliar a polícia estadual e local caso exploda a violência em Ferguson, bairro nos arredores da cidade de Saint Louis onde Brown foi morto em 9 de agosto.

A morte de Brown, de 18 anos, causou uma onda de indignação, protestos e distúrbios que terminaram com dezenas de detidos.

Desde 20 de Agosto um jurado integrado por 12 pessoas analisa as provas apresentadas pela procuradoria do condado de Saint Louis sobre a morte de Brown, para determinar se há causa provável para julgar o policial que o baleou, Darren Wilson, temporariamente afastado desse corpo de segurança.

Muitos activistas temem que o júri descarte todas as acusações contra Wilson e que não haja julgamento.

Nesse caso, a coalizão "Don't Shoot" ("Não dispare"), que reúne mais de 50 organizações, planeia convocar protestos pacíficos em Ferguson.

XS
SM
MD
LG