Links de Acesso

Grupo de voluntários leva alegria a pacientes que recebem tratamento contra o cancro


Melina Cardoso Rodrigues, coordenadora da iniciativa "Desenhando Sorrisos"
Melina Cardoso Rodrigues, coordenadora da iniciativa "Desenhando Sorrisos"

Em Agosto de 2014, crianças que estavam a receber tratamento contra o cancro em um hospital de Passo Fundo, Brasil, passaram a ser visitadas por um grupo de seis voluntários que tinham a finalidade de levar um pouco de alegria para aquele ambiente triste e pesado.

“Nós começamos com as crianças por causa dessa necessidade de tirá-las do ambiente hospitalar, porque é maçante o tratamento em relação ao ambiente,” explica Melina Cardoso Rodrigues, coordenadora da iniciativa “Desenhando Sorrisos.”

Rodrigues diz que com o passar do tempo os voluntários perceberam que os pacientes adultos também iriam beneficiar-se daquela interacção com o grupo, e por isso decidiram ampliar o alcance da iniciativa.

Hoje “Desenhando Sorrisos” tem 30 voluntários que fazem visitas a crianças e adultos em dois hospitais da cidade.

“Fazemos acções mais ou menos uma vez por mês, e damos enfoque a datas especiais".

Em Maio, os voluntários prepararam algumas surpresas para os pacientes que estavam a ser tratados na ala oncológica dos hospitais no dia 10, data escolhida pelo grupo para celebrar o "Dia das Mães".

Assista ao vídeo para saber que actividades os voluntários prepararam para os pacientes, e que tipo de feedback Melina Cardoso Rodrigues recebe pelo trabalho do grupo.

Rodrigues termina a entrevista contando qual foi o trabalho voluntário que ela considera o mais marcante. Não deixe de ver!

Entrevista com Melina Cardoso Rodrigues
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:07 0:00

XS
SM
MD
LG