Links de Acesso

Greve numa mina de diamantes da Lunda Norte

  • Armando Chicoca

Duzentos trabalhadores das minas de Diamantes “Somipa” em Clonda-Lunda Norte estão em greve, disse o secretário geral do sindicato geológico mineiro de Angola, (Segeoma) Carlos Neto.

A greve decretada pelos trabalhadores por tempo indeterminado, no passado Domingo, e resulta do caderno reivindicativo entregue no ano passado à entidade patronal.

representada pelo o Presidente do Conselho de Administração daquela empresa diamantífera, o Engenheiro Carlos Amaral

O secretario da comissão sindical, Alberto Daniel, suspenso pela direcção da Empresa, a par de sete outros trabalhadores despedidos, aponta o desrespeito das normas da lei geral do trabalho, os despedimentos anárquicos e o não cumprimento dos acordos estabelecidos com os trabalhadores sobre as condições de trabalho de entre outros pontos constantes do caderno reivindicativo.

O Presidente do Conselho de Administração “Projecto Mineiro do Somipa Calonda”nas vestes de entidade patronal, Eng, Carlos Amaral disse desconhecer do assunto mas que a empresa está aberto ao dialogo com os trabalhadores eventualmente em greve..

O Secretario geral do “Segeoma” Carlos Neto, disse que se a entidade patronal não atender o caderno reivindicativo três outras minas poderão entrar em greve em solidariedade sindical.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG