Links de Acesso

Greve de professores na Lunda poderá terminar em breve - Governo

  • Redacção VOA

CASA CE discutiu a greve com ministro da educação

A greve dos professores da Lunda-Norte foi motivo de uma reunião de emergência esta quarta-feira em Luanda entre os dirigentes da CASA-CE e o ministro de Educação com vista a busca de soluções para o problema.




O vice-presidente da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito disse à Voz da América ter recebido garantias do ministro Pinda Simão de que o governo central está a envidar esforços para junto do governo da Lunda Norte satisfazer as reivindicações dos professores e acabar com a onda de intimidações a profissionais que se identificam com o partido governamental.

O governador Ernesto Muangala terá garantido ao ministro Pinda Simão em como o fim da greve está para breve.

Quanto a detenção pela polícia da Lunda Norte de um sindicalista e membro da sua formação política, o vice-presidente da CASA-CE disse que este assunto vai ser tratado junto da justiça local.

Enquadrado nos mesmos esforços, uma delegação de Sindicato Nacional de Professores era suposto ter-se deslocado hoje ao Dundo, capital da província diamantífera de Lunda-Norte, nordeste de Angola.

“Aproveitamos a ocasião para abordar a questão da reforma educativa e das reclamações de alguns professores que têm sido transferidos de forma incorreta para localidades longínquas por serem nossos quadros e militantes”, disse.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG