Links de Acesso

Governo sul-africano pede desculpas por violência contra estrangeiros


Mineiros aguardam entrada na mina de platina de Marikana na África do Sul
Mineiros aguardam entrada na mina de platina de Marikana na África do Sul

O governo sul-africano pediu desculpas aos estrangeiros pela violência que afectou mais de duzentos imigrantes em Isipingo, na periferia da cidade de Durban, na semana passada.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00
Faça o Download

Os imigrantes afectados refugiaram-se numa esquadra da polícia de onde foram transferidos para um campo provisório de acomodação.

O ministro sul-africano do Interior visitou o campo das vítimas da violência em Isipingo e prometeu apoio àqueles que pretendem regressar aos seus países de origem e reinserção para os que queiram continuar a viver na África do Sul.

O embaixador de Moçambique na África do Sul, Fernando Fazenda, também visitou o centro e constatou que 27 compatriotas querem mesmo regressar a Moçambique.

Cerca de 40 moçambicanos foram afectados pela violência contra estrangeiros em Isipingo, de um total estimado em dois mil e quinhentos que vivem na província do Kwazulu-Natal.

O embaixador Fernando Fazenda transmitiu a solidariedade do governo Moçambicano com as vitimas da xenofobia, tendo garantido que tudo será feito para apoiar os que pretendem regressar a casa.

Ao que tudo indica já esta mesmo em curso o processo de mobilização de meios de transporte para o efeito.

Mas para alguns imigrantes, se o governo da África do Sul falhar no processo de integração nas comunidades tem que mesmo encontrar outro destino de acomodação, porque nos seus respectivos países de origem há guerra, como é o caso do Congo Democrático.

É uma situação embaraçosa para o governo sul-africano, quase sempre obrigado a pedir desculpas aos imigrantes e seus governos por causa da intolerância e violência dos cidadãos sul-africanos contra estrangeiros.

No inicio deste ano, cerca de dez imigrantes foram assassinados em alguns bairros dos principais centros urbanos sul-africanos.

Em 2008, mais de 60 estrangeiros foram mortos por sul-africanos.

XS
SM
MD
LG