Links de Acesso

Governo sul-africano pede apoio a Angola para ajudar marinheiros presos no Lobito


Vista aérea do Lobito
Vista aérea do Lobito

O Governo sul-africano está a interceder junto das autoridades angolanas para apoiar a tripulação, maioritariamente daquele país, que permanece há três semanas numa embarcação de pesca retida no porto do Lobito devido a um diferendo envolvendo o armador.

Confinada à embarcação, a tripulação tem vindo a alimentar-se de farinha de milho e a beber água da chuva, com fontes do Governo da África do Sul, citadas hoje na imprensa daquele país, a confirmarem contactos com as autoridades angolanas, tentando que seja prestado apoio a estes elementos.

A situação afecta o comandante da embarcação, entretanto internado num hospital local devido a um acidente vascular cerebral, e outros quatro marinheiros de nacionalidade sul-africana, juntamente com um ganês e um queniano. Num caso que tem merecido interesse crescente, nas últimas horas, na comunicação social da África do Sul, fontes daquele Governo reconhecem que o diferendo com o armador do Bluegate, entre outros problemas, envolve o pagamento de taxas devidas ao Estado angolano.

XS
SM
MD
LG