Links de Acesso

Governo são-tomense aposta nas energias renováveis

  • Óscar Medeiros

Projecto tem a duração de cinco anos

Banco Europeu de Investimento e Banco Mundial funcionam projecto de recuperação do sector energético

O Banco Europeu de Investimento vai disponibilizar 12 milhões de dólares ao Governo de São Tomé e Príncipe para a recuperação do sector energético, que já tem um financiamento do Banco Mundial em cerca de 16 milhões de dólares.

O projecto será executado em cinco anos e visa aumentar a produção de electricidade com recursos renováveis e melhorar a confiabilidade do sistema eléctrico do país.

A multiplicação para o dobro da actual potência da central hidroeléctrica de Contador, a única fonte de energia renovável do país, é o principal alvo do projecto, que vai privilegiar a produção de energia renovável.

O representante do Banco Europeu de Investimento manifestou a sua satisfação pelo facto de o projecto privilegiar a produção de energia renovável.

O Banco Mundial, o outro co-financiador do projecto, considera de extrema importância a fase de elaboração dos estudos de impacto social e ambiental e sublinha a necessidade de se salvaguardar os interesses dos principais destinatários deste investimento, ou seja, os mais pobres.

O Governo acredita que transformação do sector energético são-tomense que deverá ocorrer nos próximos cinco anos irá contribuir para a viragem da situação sócio económica do país, abrindo caminho para entrada de investimentos privados estrangeiros.

XS
SM
MD
LG