Links de Acesso

Angola: Governo está a fazer perseguição política, acusa jornalista

  • Redacção VOA

Símbolo da liberdade de imprensa

Símbolo da liberdade de imprensa

Dois jornalisas proíbidos de saírem do país

O governo está agora a levar a cabo uma perseguição política contra jornalistas, disse um dos dois jornalistas proibidos de saírem do país.




José Gama falava à Voz da América depois de ter tomado conhecido de que as autoridades informaram os serviços de imigração para o não deixarem saír do país.

Com efeito a Procuradoria Geral da República terá dado “o dito por não dito” ordenando a interdição de saída do país dos jornalistas José Gama e Lucas Pedro, colaboradores do portal Club-K.

Segundo os mesmos, a PGR lhes tinha garantido que podiam viajar para fora do país sem qualquer impedimento, apesar dos interrogatórios em curso.

A imposição consta de uma ordem decretada pela Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal da Procuradoria Geral da República datada de 10 de Julho último, assinada pelo sub-procurador junto do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Neto Joaquim Neto.

Oficialmente, os dois colaboradores do Club-K, não foram informados da decisão, tendo sido advertidos por interpostas pessoas em como os seus nomes já foram inseridos no sistema informático do Serviço de Emigração e Estrangeiros.

José Gama e Lucas Pedro, estão a ser interrogados por suposto cometimento de crime de difamação a figuras ligadas ao governo, às Forças Armadas e à Polícia Nacional.

Com viagens marcadas para esta semana, os dois jornalistas podem, deste modo ver gorada esta intenção confirme eles próprios admitem.
XS
SM
MD
LG