Links de Acesso

Governo de Marrocos pede "fatwa" para evitar propagação do Ébola


O governo de Marrocos pediu hoje, 21, ao Conselho de Ulemas um 'fatwa' (decreto religioso) que permita contornar a tradição de lavar os cadáveres no caso de vítimas do vírus Ébola. Segundo a imprensa marroquina, o Ministério de Saúde fez o pedido ao organismo oficial encarregue da emissão de fatwas como medida preventiva contra o possível contágio.

Os rituais fúnebres muçulmanos exigem que os cadáveres sejam lavados e envoltos numa mortalha antes de serem enterrados, mas o Ministério da Saúde marroquino justificou o pedido l com o facto de o contacto com cadáveres contaminados com ébola ser uma das principais formas de transmissão do vírus.

Até ao momento não foi registado qualquer caso de infecção com ébola em Marrocos, mas as autoridades de saúde admitem que existe algum risco e que já estão a aplicar medidas de prevenção como sensores de temperatura, disponibilização de ambulâncias com equipamento específico e a presença de pessoal e unidades especializadas em aeroportos, portos e fronteiras terrestres.

XS
SM
MD
LG