Links de Acesso

Governo de Benguela proibe manifestação que pede justiça às vítimas no espectáculo de sábado


Sede da administração da cidade de Benguela
Sede da administração da cidade de Benguela

Activistas mantêm o protesto para este sábado, 22.

O auto-denominado Movimento Revolucionário de Benguela promete sair às ruas neste sábado, 22, para exigir que a justiça responsabilize a organização do espectáculo musical que culminou com vários mortos e feridos.

O Governo Provincial proibiu, em comunicado, a realização da marcha, mas os activistas dizem que a medida é irreversível.

“Sem fundamento legal” é como o auto-denominado Movimento Revolucionário classifica a proibição, confirmada já pelo governador em exercício, Gika de Morais.

António Pongoti, um dos promotores da manifestação, disse à VOA que considera que a LS Republicano, organizadora do espectáculo, deve ser responsabilizada

“Não podemos voltar atrás até porque a Constituição nos confere este direito. Esta manifestação de solidariedade para com as vítimas pretende mostrar que é preciso responsabilizar os organizadores’’, garante Pongoti.

Com o inquérito em curso, agora sob condução de oficiais da estrutura central do Ministério do Interior, a sociedade civil continua de olhos em todas as incidências.

O sociólogo Martinho Bangula, em entrevista ao portal de notícias Pérola das Acácias, olha para o dia seguinte ao acidente e critica a postura dos intervenientes.

“Esta gente vai fazer alguma travessia no deserto, uma vez que o povo de Benguela se sentiu ferido e, mais do que isto, destratado. Não sei se alguém, nomeadamente músicos, ligou ou esteve com os familiares das vítimas. É uma atitude egoísta, muito má, que pode originar retaliação, eventualmente na altura da venda de discos’’, vaticina aquele sociólogo.

Recorde—se que pelo menos 20 pessoas morreram asfixiadas e tantas outras ficaram feridas no final do espectáculo musical da cidade de Benguela, denominado Afro Music Channel, na madrugada de domingo, 16.

No início a polícia falou em oito corpos, mas fontes bem posicionadas, com ligações ao Ministério do Interior, revelam que o número de vítimas é superior.

XS
SM
MD
LG