Links de Acesso

Governador do Uíge não discute caso dos "professores fantasmas"


Sede do Governo provincial do Uíge
Sede do Governo provincial do Uíge

Docentes estão há um ano sem receber salários e ameaçam recorrer ao tribunal. Encontro poderá ocorrer esta semana

O caso dos “professores fantasmas” volta a marcar a agenda da província angolana do Uíge, onde cerca de 50 docentes completaram um ano sem receber os seus salários.

Professoers "fantasma" ainda sem pagamento - 1:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

É que são considerados fantasmas quando, na verdade, existem e estão nos seus postos de trabalho.

O governador Paulo Pombolo é acusado de recusar uma prévia negociação com os professores considerados fantasmas pela morosidade que se verifica na resolução do problema que levou ao corte dos salários daqueles professores desde o mês de Janeiro do ano em curso.

De acordo com um dos docentes, que falou em anonimato à VOA por temer represálias por parte da entidade empregadora, já foram solicitados vários encontros com o governador, mas sempre alegou indisponibilidade para tratar do caso.

Na sexta-feira, 2, dezenas de professores voltaram a ir à sede do Governo provincial, mas sem sucesso.

“Viemos aqui para perguntarmos ao senhor governador da província se alguma coisa já foi feita para resolver o nosso problema, visto que trabalhamos sem remuneração desde Janeiros, se não há solução vamos recorrer a outros recursos”, disse o professor.

A mesma fonte acrescenta ainda que, como chefes de famílias, estão a enfrentar enormes dificuldades financeiras.

Neste momento os docentes exigem que lhes sejam pagos os salários dos 12 meses em serviço, “caso contrario terão que recorrer ao tribunal”.

O Governo provincial e a Direcção Provincial da Educação, Ciências e Tecnologias do Uíge não recusam-se a pronunciar sobre o assunto.

XS
SM
MD
LG