Links de Acesso

Governador e líderes políticos debatem desenvolvimento de Malanje


Cristóvão da Cunha, ex-governador do Malanje
Cristóvão da Cunha, ex-governador do Malanje

Os caminhos da governação da província de Malanje estiveram no centro de um encontro ontem, 6,entre o governador provincial Norberto Fernandes dos Santos e representantes de partidos políticos com assento parlamentar implantados na região.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:29 0:00
Faça o Download

Os líderes partidários disseram que estão satisfeitos com a nova imagem que a província vai ganhando paulatinamente.

O evento, que é o segundo do género desde que Santos foi indicado para gerir os destinos da circunscrição, teve por lema “juntos, vamos fazer Malanje acontecer”.

O secretário da FNLA Augusto Pinto referiu à saída da reunião que a construção e recuperação de novas infra-estruturas acontecem na actual governação porque “já passaram aqui vários governadores provinciais que nunca tiveram essas iniciativas, de forma que o senhor governador provincial Kwata – Kanawa está a tentar agilizar, aproximando-se dos representantes dos partidos políticos”.

Carlos Xavier, representante da Casa-CE, que sempre questionou o cumprimento dos programas do Executivo local, veio a terreiro reconhecer que o governador actual é a pessoa certa para levar o barco a bom porto, apesar da crise do crude.

“O senhor governador na qualidade de uma pessoa de bem tudo fará para, então, todos nós malanjinos podermos conviver de forma pacífica aqui na nossa terra, não temos outra”, justificou.

Para o Partido de Renovação Social, na pessoa de Eduardo Hilário Francisco, no encontro foram abordadas várias questões, como os “grandes ganhos que a província já teve até aqui, soubemos que Malanje pelo menos desde 2012 ganhou uma nova imagem, ganhou infra-estruturas, como escolas, hospitais e vias de acesso”.

Por seu lado, o secretário provincial da Unita Januário Alfredo Mussambo precisou que os partidos políticos têm um papel importante para as definições de políticas da governação local. “Este encontro representa a necessidade do próprio Governo em dialogar com todas as forças políticas da Nação porque são parceiros do Governo, ajudar a desenvolver a província não só do ponto de vista social mas, sobretudo, do ponto de vista político”, precisou Mussambo.

A avaliação dos partidos políticos sobre as acções do Governo nos diferentes domínios, recolha de propostas e criticas marcaram o momento em que o governador Norberto Fernandes dos santos e os secretários do partidos com assento parlamentar.

“Também é o momento de podermos avaliar esse período, desde o nosso primeiro encontro tenho recebido alguns partidos políticos que pedem audiência e tenho procurado falar com os seus responsáveis”, disse o governador.

XS
SM
MD
LG