Links de Acesso

Gaza: Guterres critica Israel por bloquear camiões de ajuda humanitária


António Guterres em Rafah, na fronteira entre Egipto e Faixa da Gaza
António Guterres em Rafah, na fronteira entre Egipto e Faixa da Gaza

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou Israel, no domingo, 24, afirmando que “o horror e a fome perseguem o povo de Gaza” e que só Israel pode remover os obstáculos à entrada de mais ajuda no enclave palestiniano.

“Deixe-me ser claro. Nada justifica os abomináveis ataques do Hamas a 7 de Outubro e a tomada de reféns em Israel”, disse o chefe da ONU numa visita a Cairo para se reunir com as autoridades egípcias para pressionar por um cessar-fogo na guerra de seis meses entre Israel e o Hamas. “Mas nada justifica a punição coletiva do povo palestino”, disse ele.

Numa visita, no sábado, à passagem de Rafah, em Gaza, com o Egipto, Guterres disse que era um “ultraje moral” que a ajuda estivesse a ser impedida de ser enviada para Gaza.

Camiões egípcios com ajuda humanitária na fronteira de Rafah
Camiões egípcios com ajuda humanitária na fronteira de Rafah

“Aqui, nesta travessia, vemos o sofrimento e a crueldade de tudo isso. Uma longa fila de camiões de socorro bloqueados de um lado dos portões, a longa sombra da fome do outro”, disse Guterres.

Ele disse que a única forma eficaz e eficiente de entregar mercadorias pesadas a Gaza é por estrada e inclui um aumento exponencial nas entregas comerciais. Ele disse no Egipto que “o ataque diário à dignidade humana dos palestinianos está a criar uma crise de credibilidade para a comunidade internacional”.

Guterres fez seus comentários enquanto intensos combates ocorriam em Gaza, no domingo, e Israel prometia prosseguir com sua guerra terrestre no extremo sul do território, perto de Rafah, apesar das objeções dos EUA e das negociações de trégua em andamento no Catar.

Mas Israel não lançou um ataque em grande escala na região sul de Gaza. Vários dos seus estrategas de guerra, incluindo o ministro da Defesa, Yoav Gallant, dirigem-se para Washington para discussões, esta semana, enquanto as autoridades norte-americanas tentam evitar mais derramamento de sangue numa região onde mais de um milhão de palestinianos estão abrigados em tendas improvisadas.

Washington deixou claro que não apoiará um ataque israelita a Rafah sem um plano para proteger os civis no local, mas Israel não disse para onde deslocaria os palestinianos.

A maioria dos refugiados foi empurrada para lá por ordem das forças israelitas, que lhes disseram para abandonarem as suas casas no norte de Gaza, à medida que as tropas israelitas avançavam para lá nas fases iniciais da guerra.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que "não temos como derrotar o Hamas sem entrar em Rafah e eliminar os batalhões que lá restam".

O líder israelense disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma reunião na sexta-feira em Israel: “Espero fazer isso com o apoio dos Estados Unidos, mas se precisarmos, faremos isso sozinhos”.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, disse que outras 84 pessoas foram mortas no último dia, elevando o número total de mortos na guerra para 32.226, um número que inclui combatentes do Hamas que Israel matou.

Washington recebe equipa israelita para discutir planos de invasão terrestre de Rafah
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:49 0:00

A guerra começou com o ataque terrorista do Hamas a Israel, em 7 de Outubro, que matou 1.200 pessoas e levou à captura de cerca de 250 reféns, cerca de 100 dos quais os militantes ainda mantêm em Gaza.

Os negociadores israelitas e do Hamas no Qatar ainda não chegaram a um pacto de cessar-fogo.

O Conselho de Segurança da ONU não conseguiu, na sexta-feira, pedir um cessar-fogo em Gaza depois da Rússia e aChina vetarem uma resolução elaborada pelos EUA apoiando a suspensão dos combates. Esta foi a sétima vez que o conselho não conseguiu chegar a acordo sobre uma resolução de cessar-fogo desde o início da guerra.

Uma votação do Conselho de Segurança sobre uma alternativa de cessar-fogo está marcada para segunda-feira de manhã.

Fórum

XS
SM
MD
LG