Links de Acesso

Ganhar as legislativas de 2016 em Cabo Verde


Vista aérea da Praia
Vista aérea da Praia

Ulisses Correia Silva o novo lider do Movimento para a Democracia cabo-verdeano

Eleito com 97 por cento de votos dos cerca de 23 mil militantes do MPD, Ulisses Correia Silva o novo homem forte do partido ventoinha, projecta um Movimento para a Democracia mais forte, preparado para ganhar as legislativas de 2016 e regressar ao poder no arquipélago cabo-verdiano.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00
Faça o Download

O sucessor de Carlos Veiga destaca o facto de ter havido uma única candidatura na eleição para a escolha do novo líder do MPD, como sinal claro de união e apoio dos militantes no fortalecimento do partido, para encarar os próximos desafios eleitorais determinação.

O novo presidente do Movimento para a Democracia defende uma maior relação política entre os partidos, realçando a necessidade de haver forte compromisso e consensos em assuntos importantes para a vida do país.

Ulisses Correia e Silva aponta algumas áreas que em seu entender, devem merecer consenso dos diferentes partidos com assento parlamentar e não só.

O novo presidente do MPD, Ulisses Correia e Silva, sucede a Carlos Veiga na liderança do Movimento para a Democracia, partido que realiza a convenção nacional nos dias 12,13 e 14 de Julho próximo.

O actual presidente da Câmara da Praia promete conciliar da melhor forma, a gestão da autarquia da capital e do maior partido da oposição parlamentar - MPD.

Enquanto o Movimento para a Democracia elege o novo líder e candidato a primeiro-ministro nas legislativas de 2016, o PAICV reconduziu José Maria Neves como presidente do partido no poder, uma gestão transitória, já que o também chefe do Governo assumiu publicamente que não será candidato nas próximas eleições gerais.

Assim sendo, os militantes do partido da independência de Cabo Verde serão chamados em finais do próximo ano ou início de 2015, a escolher o novo líder e candidato ao cargo de primeiro-ministro.

Também a terceira força política parlamentar a UCID deverá ainda este ano, escolher a nova equipa directiva, mas a liderança do partido Cristão continuará a ser assumida por António Monteiro, já que até esta, nenhum militante se prontificou a entrar na corrida.

Neste momento o PAICV governa o país, enquanto o MPD é o maior partido autárquico, sendo Jorge Carlos Fonseca o Presidente da República, eleito com o apoio do Movimento para a Democracia.

Pela primeira vez desde abertura política e democrática, regista-se a coabitação entre o Governo e o Presidente da República de famílias politico-partidárias diferentes.
XS
SM
MD
LG