Links de Acesso

Frelimo: Congresso com Data Marcada


Frelimo: Congresso com Data Marcada
Frelimo: Congresso com Data Marcada

Irá coincidir com as celebrações dos 50 anos da sua fundação

Maputo,29 Nov, 2010 - O X Congresso da Frelimo vai ter lugar de 23 a 28 de Setembro de 2012, segundo decidiu, sábado, o Comité Central do Partido. A escolha de 2012 para a realização da reunião magna do partido no poder, reside no facto de aquele ano coincidir com as celebrações dos 50 anos da sua fundação.

É uma decisão tomada pelo Comité Central do partido. Para o analista político, Gulamo Tajú, está foi uma das maiores decisões da reunião terminada no fim-de-semana na Matola, arredores da cidade de Maputo. Taju considera que a Frelimo vai ter tempo de se preparar. O Congresso vai indicar o candidato do partido para concorrer ao cargo de Presidente da República em 2014, uma vez que Armando Guebuza está no segundo e último mandato de cinco anos.
O comentarista Gulamo Taju considera que o congresso vai marcar a mudança de gerações na liderança do país. A geração de 25 de Setembro que desencadeou a luta armada em 1964 contra o colonialismo português vai ceder lugar à nova geração.
A Constituição da República limita em dois mandatos consecutivos de cinco anos cada o tempo do Presidente da República na liderança do País. Mas há muita especulação sobre a revisão da constituição proposta pela Frelimo, no entanto o Presidente Armando Emílio Guebuza diz que não vai haver alargamento do seu mandato que termina em 2014.
Na sua reunião, o Comité Central instou o governo a apostar mais na agricultura e na produtividade para reduzir a pobreza em Moçambique. Mas as calamidades naturais, sobretudo cheias e inundações, poderão desviar as atenções durante a época chuvosa em curso. Segundo o Governo, 50 mil pessoas poderão ser afectadas por cheias na zona centro de Moçambique. Está a chover um pouco por todo o País.




XS
SM
MD
LG