Links de Acesso

França Promete Apoio Internacional a África


França Promete Apoio Internacional a África
França Promete Apoio Internacional a África

Sarkozy disse que a cimeira deverá permitir um virar de página

A França comprometeu-se a ajudar o continente Africano a obter maior espaço de intervenção na cena internacional, e em contrapartida receber o apoio dos Estados africanos na luta contra as mudanças climáticas e a subida do preço das matérias-primas.
A vigésima quinta cimeira França-Africa foi concluída esta tarde em Nice, no Sul da França, e ficou marcada pela adopção do chamado código de conduta social e ambiental das empresas francesas a operar em Africa.
O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a cimeira deverá permitir um virar de página de uma relação às vezes complexa e complexada entre a África e a França.
O encontro que reuniu a França e 38 países africanos representados pelos respectivos chefe de Estados e de governos, mais a União Europeia, debateu temas como o papel de África na governação mundial, a reforma das instituições internacionais e a luta contra o terrorismo e o tráfico.
O primeiro-ministro de Cabo-Verde entrevistado no final da cimeira disse que ela correspondeu as expectativas africanas, e que foram criada condições para uma maior e melhor cooperação entre as duas partes.

XS
SM
MD
LG